segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PLANO DE AULA DE HISTÓRIA:CONHECENDO A HISTÓRIA DE CHICO MENDES

ESTRUTURA CURRICULAR

Modalidade/nível de ensino           Componente curricular             Tema

Ensino Fundamental Inicial               História                                   História de vida

DADOS DA AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história de vida de Chico Mendes e sua importante luta pela preservação da floresta amazônica;
Valorizar a importância de desenvolver atitudes favoráveis para a preservação da floresta, relacionando-a a sua importância para  humanidade.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que o ser humano durante toda a história da humanidade vem tendo atitudes que degradam o meio ambiente em que vive;
O que os alunos entendem sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

atividade 1

O professor encaminha os alunos para a sala de informática dividindo-os em duplas por cada computador e solicita que acessem os sites: http://www.fundaj.gov.br/ e http://www.educacao.uol.com.br/.

atividade 2

Solicitem que os alunos procurem no site http://www.fundaj.gov.br/ nas "caixas de entrada" o item "pesquisa escolar", na qual abrirá uma seção "Busca de A a Z", solicitando que cliquem na letra "C" e acessem o link "Chico Mendes", e no site http://www.educacao.uol.com.br/ nas "caixas de entrada" o item "biografias por orndem alfabética", cliquem na letra "M" e acessem o link "Mendes, Chico", pois abrirá nesses dois sites o texto sobre a história de Chico Mendes e de sua importância na luta pela preservação da floresta, e solicitem que façam uma leitura do texto.

atividade 3

Após realizarem a leitura, o professor propoe que os alunos respondam as seguintes questões:

a) Quando e onde nasceu Chico Mendes? ele ja trabalhava quando criança? o que ele fazia?
b) quem enviava empregados às florestas para derrubar as árvores? que armas esses empregados carregavam?
c) O que foi o empate?
d) expliquem com suas palavras por que Chico Mendes era chamado de o homem da floresta?
e) O que aconteceu com Chico Mendes no dia 22 de dezembro de 1988?

atividade 4

O professor retorna para  a sala de aula com os alunos e solicita que os mesmos, agora de maneira individual, produzam um texto sobre o tema trabalhado e a relação com a sua vida, levando também em consideração que o homem se utiliza da natureza desde a pré-história.

atividade 5

Divida os alunos em grupos de 4 componentes cada, e solicitem que a partir das biografias lidas nos sites, selecionem as informações mais importantes e reescrevam uma nova biografia do Chico Mendes, que serão colocadas no mural de produçao da turma.

Recursos complementares

http://www.fundaj.gov.br/
http://www.educacao.uol.com.br/


Avaliação

A avaliação acontecerá mediante a participação dos alunos nas atividades realizadas, bem como a sua produção textual a fim de verificar a capacidade de expressão, escrita e compreensão do conteúdo trabalhado.